Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Identificação de gênero no sistema prisional - CNJ

Publicado por Karen Luz Advogada
há 4 anos

Grande avanço!

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reconhece a identificação de gênero.

“Assim, pessoas condenadas devem ser direcionadas a presídios e cadeias conforme sua autoidentificação de gênero.

Para Fux, esta nova resolução faz “o Brasil dá um passo importante no fortalecimento da tutela das minorias e no reconhecimento da dignidade da pessoa humana”.

A medida permite que lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis ou intersexo (LGBTI) condenados e privados de liberdade possam cumprir suas penas em locais adequados ao seu gênero autodeclarado.

Afirma o conselheiro Mário Guerreiro: “Em um sistema penitenciário marcado por falhas estruturais e total desrespeito a direitos fundamentais, a população LGBTI é duplamente exposta à violação de direitos” (Rel. do processo nº 0003733-03.2020.2.00.0000)

O reconhecimento da pessoa como parte da população LGBTI será feito exclusivamente por meio da autodeclaração, que deverá ser colhida pelo magistrado em audiência em qualquer fase do procedimento penal, incluindo a audiência de custódia, até a extinção da punibilidade pelo cumprimento da pena, garantidos os direitos à privacidade e à integridade da pessoa declarante.

Informado de que a pessoa em juízo pertence à população LGBTI, o juiz deverá informar, em linguagem acessível, os direitos que esta resolução lhe garante. O texto prevê, entre outras garantias, as visitas íntimas em igualdade de condições para essa população.”

Fonte: Agência CNJ de Notícias

  • Sobre o autorADVOCACIA ESPECIALIZADA - no Estado da Bahia - Contato (71) 99993-4711
  • Publicações14
  • Seguidores39
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações117
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/identificacao-de-genero-no-sistema-prisional-cnj/938690588

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)