Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Converter a prisão em flagrante em prisão preventiva de ofício é ilegal - STF

Publicado por Karen Luz Advogada
há 4 anos

O óbvio foi dito!

Para o STF, converter flagrante em preventiva de ofício é ilegal.

A Segunda Turma do STF, por unânime, concedeu o Habeas Corpus (188.888/MG, rel. do min. Celso de Mello) - Em julgamento ocorrido em 06/10/20.

De acordo com o ministro Celso de Mello, em seu voto, "o magistrado competente não pode converter, ex officio, a prisão em flagrante em prisão preventiva no contexto da audiência de custódia, pois essa medida de conversão depende, necessariamente, de representação da autoridade policial ou de requerimento do Ministério Público.

Ainda, fora reconhecido a impossibilidade jurídica de o magistrado, mesmo fora do contexto da audiência de custódia, de ofício, decretar a prisão preventiva de qualquer pessoa submetida a atos de persecução criminal (inquérito policial, procedimento de investigação criminal ou processo judicial),"tendo em vista as inovações introduzidas nessa matéria pela recentíssima Lei nº 13.964/2019, Lei Anticrime, que deu particular destaque ao sistema acusatório adotado pela Constituição."

Com o advento da lei anticrime, passou a ser ilegal a conversão de officio da prisão em flagrante delito em prisão preventiva, sendo necessário que exista uma representação formal do Delegado de Polícia ou mediante pedido expresso do Ministério Público.

Fonte: STF notícias

  • Sobre o autorADVOCACIA ESPECIALIZADA - no Estado da Bahia - Contato (71) 99993-4711
  • Publicações14
  • Seguidores39
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações137
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/converter-a-prisao-em-flagrante-em-prisao-preventiva-de-oficio-e-ilegal-stf/941481089

Informações relacionadas

Pedro Magalhães Ganem, Advogado
Artigoshá 3 anos

Conversão, de ofício, da prisão em flagrante em prisão preventiva

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

2. Prisão em Flagrante

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 4 meses

Prisão

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)